Expo Artesfera ’11 Barreiro

Exposição «Expo Artesfera ’11» na Galeria Municipal do Barreiro

FONTE: Noticia publicada no Jornal online ROSTOS.PT, no dia 19.2.2011

Anunciado criação de Plano Estratégico para as Artes Visuais

Na inauguração da «Expo Artesfera ’11» no Barreiro<br> Anunciado criação de Plano Estratégico para as Artes VisuaisHoje, à tarde, no decorrer da inauguração da «Expo Artesfera ’11», na Galeria Municipal de Arte do Barreiro, Regina Janeiro, vereadora responsável pela área cultural, referiu que a autarquia esta a desenvolver um «Plano Estratégico das Artes Visuais».

Francisco Palma, presidente da Direcção da Artesfera, divulgou que vai ser assinado um protocolo entre a associação e a Câmara Municipal do Barreiro, com a atribuição de um espaço que vai permitir a realização de eventos e promover actividades de formação.

Francisco Palma sublinhou que a realização da «Expo Artesfera ’11», uma iniciativa proposta pela autarquia se enquadrava no processo de dinamização de uma segunda fase de cooperação entre a Câmara Municipal do Barreiro e a associação Artesfera.
O dirigente referiu que a cedência de um espaço à associação vai permitir a realização de palestras, promover Workshops e actividades de formação.

Novas instalações em Junho

Segundo salientou Francisco Palma, as instalações que vão ser cedidas à Artesfera deverão entrar em funcionamento no próximo mês de Junho.
De referir que as instalações ficam localizadas na Avenida Calouste Gulbenkian.
“Será sempre a nossa atitude no Barreiro, reflectir e divulgar os nossos artistas locais” – sublinhou.
Recordou, entretanto, que do projecto Artesfera já fazem parte artistas plásticos de Almada e Lisboa que estão ligados ao Barreiro.

Essencial a formação de públicos e actores

Regina Janeiro, vereadora responsável pela área cultural da Câmara Municipal do Barreiro, agradeceu a disponibilidade dos membros da Artesfera em aceitar o desafio de partilharem na Galeria Municipal – “a vossa criatividade”.
A autarca sublinhou que esta iniciativa marca o arranque de uma segunda fase de cooperação da autarquia com a Artesfera, sublinhando que a primeira fase foi direccionada para as acções de formação realizadas nas Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Regina Janeiro referiu que “a formação de públicos e actores” é essencial par o desenvolvimento das artes.
Entretanto, divulgou que o protocolo que vai ser celebrado com a Artesfera será apresentado em reunião de Câmara no próximo mês de Março.

«Plano Estratégico das Artes Visuais» no concelho do Barreiro

A vereadora responsável pela área cultural da Câmara Municipal do Barreiro anunciou que está a ser desenvolvido um «Plano Estratégico das Artes Visuais» no concelho do Barreiro.
E, neste contexto, apelou aos membros da Artesfera para que contribuam com «ousadia», dando opiniões e sugestões.
“Este é um projecto para irmos mais longe” – sublinhou a autarca.
A autarca referiu que já foram dados alguns passos na área da fotografia, e, agora, com o protocolo que vai ser celebrado com a Artesfera, é dar passos na área das Artes Visuais.

Divulgarmos a arte que se faz no Barreiro

Regina Janeiro, sublinhou que no futuro deverão ser dados “saltos mais ambiciosos”, nomeadamente, apostando na promoção dos artistas do Barreiro na região.
“É fundamental divulgarmos a arte que se faz no Barreiro. Este é um contributo para projectarmos a nossa arte para fora do concelho” – referiu.
No final da sua intervenção a vereadora da área cultural evocou a memória de Malangatana, que “esteve connosco aqui no Barreiro,trabalho com as escolas” e, sublinhou, nos legou uma das suas mais importante obras de arte no domínio público.

Expo Artesfera ’11 na Galeria Municipal de Arte

A Galeria Municipal de Arte recebe de 19 de Fevereiro a 20 de Março, a Expo Artesfera ’11.

Esta mostra contempla trabalhos de artes plásticas da autoria de Adozinda Silva, Cabrita Ramos, Celeste Beirão, Daniel Figueiredo, Fátima Romão, Francisco Palma, Isabel Seruca, José Arantes, Manuela Marques, Manuela Sobral, Pedro Miranda da Silva, Pedro Penilo, Rui Anastácio, Vitor Ramos e Zulmira Brandão.

A Galeria, aberta de terça-feira a sábado, das 14h00 às 20h00, está situada na Avenida Alfredo da Silva, no Barreiro.

Anúncios

Sobre Artesfera

Associação de Artes Plásticas do Barreiro
Nota | Esta entrada foi publicada em Exposições com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s