Currículo dos Artistas

Adozinda Silva – natural de Alcanede, 1950. Licenciatura em Artes Plásticas –Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Professora de Educação Visual e Tecnológica na E. B. Luís Sttau Monteiro em Loures. Está representada em diferentes colecções particulares e oficiais como convidada. Medalha de Mérito e Dedicação, atribuída pela C.M de Loures, 2000. Prémio Menção Honrosa – Barreiro Ecoartes, 2000. Participou em diversas exposições colectivas e individuais.
Ana Bismack – Nasceu em Lisboa a 8 de Setembro de 1976, onde tirou a licenciatura em Arquitectura. Passou pela Bélgica e pela Holanda durante o estudo e mais tarde fez a Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis na Universidade Nova de Lisboa. Frequentou vários workshops sobre arquitectura vernacular/construção em terra crua e continua a investigar o tema. Iniciou-se em aguarela em 2013 onde descobriu um meio de auto-descoberta e evolução.
Ana Cardoso – Nasceu em 1953. Professora de Educação Visual e Tecnológica e Trabalhos Manuais. Participou em diversas exposições com trabalhos de Cerâmica em Almada. Em 2001 participou num trabalho de parceria nas Comemorações do Ano da Serpente para a embaixada da China.
 Ana Lamy – Nasceu em 1976. Estuda Artes Plásticas vertente – Pintura, na Escola Superior de Tecnologia Gestão Arte e Design nas Caldas da Rainha, entre 1995 e 2000. Desenvolve actividade na área da fotografia desde 2002. Actualmente frequenta o primeiro ano do curso Estudos Artísticos, na Universidade Aberta.
Bela Mestre – Nasceu em Alcáçovas em 1947, reside no Seixal. Curso de Iniciação ao Desenho e Pintura (aguarela, pastel, óleo e acrílico), ministrados pelo Prof. Rui Menezes e Cursos de Cerâmica e Modelagem pelo Prof. Francisco Vaz, organizados pela ARTES-Associação Cultural do Seixal. Expoe regularmente desde 1993.
 Cabrita Ramos – Nasceu em Silves, Algarve, em 1940, reside no Barreiro desde 1946. Curso de Iniciação á Pedra, no Centro Internacional de Escultura, em Pêro Pinheiro. Fez mais de uma centena de exposições e está representado em várias colecções oficiais e particulares.
Carlos Ribeiro (Rib) – Nasceu Almada, 1962. Vive e trabalha em Almada. Exposições Individuais: Solar dos Zagalos, Almada (2009); Auditório Municipal Augusto Cabrita (2013). Selecionado/convidado (seleção): Fluxus Marginais, Colectivo 3×3, Fábrica Braço de Prata (2014);  Galeria Escudeiros, Beja (2013); “Noutros Lugares”, Barreiro (2012); XVII Bienal da Festa do Avante, Seixal (2011); Convento da Verderena, Alto do Seixalinho, Barreiro (2011); Galeria Municipal de Arte de Almada (2010); “Espaços de Tensão”, Barreiro (2010); Galeria Virtuarte, Granolles, Barcelona, Espanha (2005).
 Celeste Beirão –Nasceu em 1971. Frequentou o Curso Superior de Artes Plásticas na ESAD e os Cursos de Pintura e Desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Expõe regularmente desde 1993, tendo recebido duas menções honrosas e o Prémio Revelação na VI edição do Prémio de Pintura Escultura D. Fernando II. – C.M.Sintra (2002).
 Daniel Figueiredo – Nasceu em 1977. Licenciado em Artes Plásticas em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Fátima Romão – Natural de Lisboa (1963). Curso Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Colaboradora do projecto “Artelier” (ateliers, formação, dinamização e divulgação de artes plásticas) no Barreiro. Participou em vários projectos “Criar a partir da Sucata” do Instituto de Reinserção Social do Barreiro/Projecto Vida (1995); Ciclo de Conferências sobre “Arte e Indústria” no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro; Workshop – “Barreiro / Bratislava” (1998). Participa em exposições desde 1989.
 Francisco Palma – Nasceu em Castro Verde (1958). Artista plástico, formador, professor e programador cultural. Cursos de Pintura SNBA , Gravura na Cooperativa Diferença, Serigrafia Imargem em Almada e Cursos CAM- Gulbenkian. Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na Universidade Nova de Lisboa. Projecto “Artelier”, Fundador da Artesfera, Workshop Internacional Eslováquia, Palestras “Artes no Fim do Século” e Centro de Artes no Barreiro; Oficinas/Projectos Arte na CACAV. Publica textos de arte e participa em palestras de arte contemporânea. Expõe regularmente desde 1983.
Helena Ferreira – Nasceu em 1973. Licenciada do Curso de Professores do Ensino Básico-EVT. Curso de Realização Plástica do Espectáculo, Curso de ilustração do CITEN – Gulbenkian, Curso de Introdução à História da Arte – SNBA, Cursos Desenho na ARCO e na SNBA. Professora do Ensino Básico. Realização de ilustrações para livro “Organizar um Casamento”. Tem participado no teatro em figurações e assistente de cenografia. Participou em diversas exposições colectivas.
Isabel Seruca – Nasceu no Barreiro em 1951. Trabalha no Barreiro. Licenciada em Artes Plásticas/Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Foi professora no Ensino Secundário no Barreiro. Expõe desde 1980 em exposições colectivas e individuais, iniciando recentemente um novo ciclo artístico.
Isabel Mateus Braga –  Natural de Vila Real de Santo António, reside no Barreiro desde 1970. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa, lecciona a Área Curricular Disciplinar Inglês, no Agrupamento de Escolas Padre Abílio Mendes, com sede na Escola Secundária Augusto Cabrita, Barreiro. De forma autodidacta, tem vindo a construir um projecto de registo fotográfico de temas e paisagens que captem os vestígios da passagem do tempo sobre os locais.
José Arantes – Nasceu no Barreiro em 1957. Participa e colabora em alguns projectos culturais no Barreiro. Organizou o projecto artístico “Barreiro dos Pequeninos” (1994-1995) e “Refigurações”(1996). Expõe regularmente desde 1991, destacando “Mulheres na Praia”, Barreiro (1991); “Bacus”, S.João do Estoril (1992);”Aficcion Festa Brava”, Barreiro (1993); “Coisas e Loisas”, Circulo Cultural de Setubal (1994) : “Pinturas e Poemas”, Galeria Municipal de Arte do Barreiro (2010).
José Mestre
Isana – Moita, Ribatejo, 1945. Frequentou a UTI. Participou em Seminários de pintura em porcelana com o Prof. Vitorino. Assistiu a demonstrações em aguarela com o Mestre João Martins. Frequentou Curso Intensivo de Pintura em Seda Natural na Suíça. Prémio Aquisição Expo92 Arte e Natureza, Artesfera, Palhais. Expõe regularmente desde 1984.
Liliana Pereira – Nasceu em Alhos Vedros, 1981.Curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Workshop de Desenho de Modelo Nu, no espaço, “Artelier” Quinta da Lomba (2003). Workshop de fundição de Bronze, Seixal, Centro de estudos “Volta-face” – Medalha contemporânea. Workshops de Rakú, na FBAL (2005/6). Participou em diversas exposições desde 2002. Obteve o Prémio Revelação e Menção Honrosa, na Bienal de Pintura “Joaquim A.Madeira”, em Alhos Vedros.
Luisa Azevedo – Nasceu em Vila real de Santo António, 1953, vive no Barreiro desde 1974. Na SNBA realizou os cursos de Pintura de 2001 a 2005 e de dezembro de 2005 a 2009. Participou em exposições colectivas na Fábrica Braço da Prata de 2002 a 2009. Exposições individuais na Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, na Moita, em 2007, e em 2011 “Percursos” na Cooperativa Cultural Popular Barreirense.
Luís Barata – Nasceu em 1962 em Lisboa. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Faculdade de Lisboa. É designer freelancer, ao mesmo tempo que desenvolve percurso em pintura. Tem participado em exposições colectivas, e trabalha em Lisboa.
Luís Filipe – Nasceu no Barreiro em 1956 é arquiteto pela antiga Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde se formou em 1981. A par da docência no Ensino Secundário Publico, desde 1985 que se dedica de forma regular á pintura e ao desenho tendo realizado e participado em diversas exposições individuais e coletivas no País e em Espanha.
Manu – Nasceu no Barreiro em 1955. Frequentou o Curso de Desenho e Pintura da “Oficina d’Artes”, na CACAV – Cooperativa de Animação Cultural de Alhos Vedros, entre 1999 e 2002. Participou no “Atelier de Projecto”, na CACAV, entre 2003 e 2007.
 Manuela Marques – Natural de Zambujal de Sesimbra. É licenciada e Arquitectura pela E.S.B.A.L, sendo também professora aposentada de Educação Visual. Participou e varias exposições colectivas e individuais, também se tem dedicado à ilustração de livros infantis.
 Manuela Sobral – Nasceu em Dezembro de 1972 no Barreiro. Desde 2000 que expõe de uma forma regular e algumas das suas obras pertencem a coleções particulares. Em 2012 frequentou o curso de serigrafia lecionado por Aurora Bargado e o curso de teoria de arte lecionado por Francisco Palma. Frequentou em 2011 o curso de pintura da Ar. Co lecionado por Ângelo Encarnação. Em 2001 frequentou o curso de Desenvolvimento da Artesfera lecionado por Pedro Penilo. Em 2000 frequentou o curso de Pintura da Artesfera lecionado por Francisco Palma e Nuno Quaresma.
Pedro Miranda da Silva – Nasceu na Baixa da Banheira em 1955. Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela ESBAL; Professor do Ensino Secundário; Sócio Fundador da Artesfera; Expõe desde 1985; Esculturas Públicas “Ao salineiro”1997 (vandalizada) Lavradio, Homenagem a Luís Zamenhof 1987- Barreiro, Vento à barra – Moita 2001; Autor de peças de medalhística.
Pedro Penilo – Pedro Penilo (Lisboa, 1964), artista plástico, formador, programador e criativo de imagem e comunicação. Viveu e estudou em Praga, de 1988 a 1999. Obteve o mestrado em Artes Plásticas – Criação Intermédia, da Academia de Artes Plásticas de Praga. Esteve representado em exposições colectivas em Praga, Budapeste, Berlim, Bona, Basel, Nova Iorque, Beja, Lisboa, Almada e Famalicão. Leccionou na E. S. E. do Instituto Piaget de Almada, de 2000 a 2007. Vive em Lisboa.
Piedade Romão Natural de São Bartolomeu de Messines, Silves, 1934. Leccionou durante vários anos no Algarve o Curso de Bordados e Confecção. Fundadora da antiga Escola Santos / Atelier de Alta Costura (1957-Almada). Em Faro, manteve a sua actividade na Confecção / Criação de modelos de Alta-costura até 1994. Curso de Pintura sob a orientação de Rui Menezes em Almada em 1997, desde essa data tem participado em diversas exposições.
Ricardo Coxixo – Nascido em Borba a 25 de Dezembro de 1980. Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Tem participado desde 2003 em diversas exposições individuais e colectivas. Premiado com menção honrosa em concurso Afonso Madeira. Participou em ilustração de revista literária. Está representado em colecções particulares e institucionais.
Rui Anastácio – Nasceu em Moçambique em 1972. Curso de Pintura do Centro de Artes Plásticas Artesfera, em 2000. Autodidacta em Fotografia. Desde 1998 tem participado em diversas exposições. Obteve os Prémios: 2ºPrémio do 1º Concurso de Fotografia de Olhão, em Junho 1998; Menção Honrosa no VIII Prémio Artesfera, IX Salão da Artesfera em Novembro 2002.
Rui Madeira – Curso de Modelador-Moldador Cerâmico da Escola António Arroio (1985/87). Curso do Ar.co para ceramistas (1987). Curso para ceramistas no atelier de Jorge Mealha (1993). Professor Licenciado em Educação Visual e Tecnológica pela ESE de Setúbal (1998). Pós-Graduado em Museologia e Património – Universidade Lusíada (2000). Mestrando em Museologia – 2006. Professor de cerâmica e azulejo em vários cursos promovidos em colaboração com o IEFP (de 1992 a 2003).
Rui Monteiro Leite – Apresentou um percurso estético-plástico regular e consistente desde 1992, com exposições importantes a par de uma reflexão conceptual espalhada por diversos títulos e mais de uma centena de artigos publicados. A crítica designa a sua pintura como um “Lirismo Cromático, Cintilante ou Resplandecente”, o autor prefere “Lirismo Metafísico”.
Rui Carvalho – Nasceu no Barreiro, 1983. Em 1995-1996 inicia a formação artística no Curso de Artes Plásticas no espaço Artelier (Barreiro). Actualmente desenvolve actividade em Artes Plásticas, Ilustração e Ilustração Científica. 2009-2012 Mestrado em Ilustração – vertente Ilustração Científica pelo ISEC (Lisboa) + Universidade de Évora | 2003-2008 Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha | 2002-2003 conclusão do ensino secundário, em Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro. Participação desde 1996 em diversas intervenções artísticas e exposições colectivas.
Vitor Ramos – Nasceu no Barreiro, 1966. Curso Escultura do AR.CO, Lisboa (1987/88); Curso Escultura em Pedra no Centro Internacional de Escultura, Pêro Pinheiro (1993). Vive na Alemanha desde 1989. Participou nos Simpósios Euroscultura 94-Bretagne, Carhaix/França (1994) e Primeiro Simpósio de Escultura Monumental em Pedra, Comblain-au-Pont/Bélgica (1995). Expõe regularmente desde 1987 em Portugal, França, Suíça, Alemanha, Holanda e Bélgica.
Zulmira Brandão – Nasceu em Arouca, em 1962. Curso de Artes Plásticas (Teoria da arte, desenho e pintura) entre os anos 1997 e 2000. Participou em várias exposições colectivas e particulares, onde lhe foram atribuídas menções honrosas e prémios. Participação em diversos projectos na área de Artes, ateliês infantis e ilustrações de livros. Representada em colecções particulares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s